A COMPANHIA

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre foi criada como projeto-piloto em 2014 numa parceria entre as Secretarias Municipais da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre. O projeto foi formalizado em 2017, pela Lei 12.202 – de 13 de janeiro de 2017.

A Companhia Municipal atua em parceria com as Escolas Preparatórias de Dança (EPDs) e com a Companhia Jovem de Dança. É composta por bailarinos profissionais selecionados através de audição em edital público. Somam-se a este trabalho, professores, coreógrafos e equipe de direção artística e executiva que auxiliam no trabalho técnico, estético e artístico do Grupo.

 A Cia Municipal de Dança teve sua estreia em 2014 e já têm em seu currículo 15 obras coreográficas somando mais de 45 mil espectadores em inúmeras apresentações em Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul, 3 estados brasileiros, Israel e Alemanha.

Em 2016, ano em que comemorou o seu segundo aniversário, a Companhia Municipal recebeu patrocínio do O Boticário na Dança para se apresentar em 4  cidades brasileiras, reconhecendo a excelência do trabalho já desenvolvido e ampliando a difusão da arte da dança produzida em nossa cidade.

Em 2018, realizou parcerias nacionais e internacionais recebendo o coreógrafo carioca radicado em Bruxelas, Rafael Gomes que realizou a montagem do espetáculo "Caverna". No segundo semestre do mesmo ano recebeu a coreógrafa israelense Orly Portal que realizou a montagem de "Brazil Beijo", espetáculo que integra o projeto Brasil/Israel. O projeto se constitui em um intercâmbio cultural na área da dança, onde três coreógrafos de Israel produziram montagens no Brasil com três companhias profissionais brasileiras promovido pela  SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil) em cooperação com Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG, Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart e Consulado Geral de Israel em São Paulo. Esse projeto possibilitou a circulação do espetáculo "Brazil Beijo" por Tel Aviv (Israel), Karlsruhe e Regensburg (Alemanha).

São objetivos da Cia Municipal de Dança

  1. apoiar a manutenção e o desenvolvimento profissional continuado em dança; 

  2. fortalecer e difundir a produção artística da dança no Município de Porto Alegre; 

  3. garantir o acesso amplo e democrático da população à produção artística da dança; 

  4. promover e divulgar o Município de Porto Alegre, nacional e internacionalmente; 

  5. fortalecer ações que tenham o compromisso de promover a diversidade dos bens culturais; e 

  6. desenvolver ações de inclusão social por meio da dança. 
     

Eixos de Atuação da Cia Municipal

Profissionalização - A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre vem se configurando desde sua criação como uma iniciativa de grande relevância para a valorização e incentivo da profissionalização de dança na capital gaúcha, especialmente para bailarinos e bailarinas que passaram a ter condição de trabalho remunerado de maneira continuada e efetiva.


Arte e Educação - Para além de um corpo artístico estável a Cia Municipal, trabalha articulada no eixo arte e educação, sendo eixo propulsor e de estímulo para as Escolas Preparatórias de Dança (EPD) que funcionam em cinco bairros da periferia atendendo cerca de 500 alunos e alunas. A Cia realiza apresentações didáticas para esses alunos além de manter ações como palestras, conversas e aulas demonstrativas que motivam e mobilizam esses jovens a se dedicar à dança e compreender as exigências e desafios da formação e da atuação de um bailarino/a profissional. 

Formação profissional - Os bailarinos/as da Cia Municipal atuam diretamente na formação dos integrantes da Cia Jovem de Dança que reúne 20 promissores alunos/as das EPDs que recebem treinamento e formação para se qualificarem como profissionais da dança. A Cia Jovem se configura assim como uma “incubadora” que permite o amadurecimento de jovens talentos que já começam a se orientar para atuação profissional de dança, com aulas, ensaios e mesmo dividindo a cena em participações especiais com a Cia profissional.


Cultura da Cidade - Dentro desse contexto a Cia Municipal vem cumprindo também o papel de criar um repertório de obras coreográficas que dialoguem com a cultura da cidade e que gere circuitos de acesso e ampliação de público para a dança, com apresentações gratuitas e a preços populares, bem como para públicos diferenciados que vão aos teatros ou que a Cia busca atingir em participação em espaços alternativos e eventos da capital.
Enfim, a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre vem desenhando um novo cenário para a atuação profissional, trabalhando na transversalidade com a educação de jovens, incrementando a formação de plateias e difundindo de maneira ampla de democrática a artes da dança.
 

logo2.png

Centro  Municipal de Dança

Centro Municipal de Cultura Lupicínio  Rodrigues

Av. Érico Veríssimo, 307 - Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3289.8065

  • Face da Cia Municipal
  • Cia Municipal de Dança POA
  • Blog Centro de Dança
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now