top of page

Direção Artística

Diretor Geral

Airton Tomazzoni

Airton Tomazzoni é jornalista, coreógrafo, roteirista, diretor e professor universitário. Coordenador do Centro Municipal de Dança da SMC/PMPA, Diretor da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, Técnico em Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre e professor convidado na Especialização em Dança da UFRGS e da PUC RS. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Processo Midiáticos pela Unisinos. Cursou Direção Teatral no DAD/UFRGS. Dirigiu e coreografou destacadas montagens premiadas com o Prêmio Açorianos de Dança (SMC), Prêmio Incentivo às Artes Cênicas (Ieacen), Prêmio Itaú Rumos Dança e Prêmio Klauss Vianna/ FUANARTE. Integrou o Conselho Artístico do Festival de Dança de Joinville (2008/2009), onde vem atuando também como membro do júri desde 2005.
Foi professor do curso de graduação em dança da UERGS/Montenegro de 2002 a 2011, ministrando disciplinas como História da Dança, Dança e Cultura, Produção cultural, Teoria da Dança e Dramaturgia do corpo. Como gestor cultural implantou e idealizou projetos como: a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, o Encontro Nacional de Dança e Educação, o Festival Internacional Dança Pontocom, o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e o Fórum Nacional de Dança Infância e Juventude.

Diretora Assistente

Neca Machado

Neca Machado é bailarina, coreógrafa, professora e ensaiadora. É professora de dança da Rede Municipal de Ensino, sendo licenciada em Dança pela UERGS. Possui formação em Dança Clássica e em Dança Moderna. Iniciou sua formação com Maria Julia da Rocha. Integrou o Grupo Choreo nos anos 80, passando a trabalhar com dança moderna em diversos grupos de Porto Alegre. Foi supervisora de oficinas de dança do projeto de Descentralização da SMC e professora no Grupo Experimental de Dança da Cidade, além de diretora artística da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre. Atualmente integra a equipe do Centro Municipal de Dança/SMCEC, assim como a direção da Cia Municipal de Dança.

Diretor Artístico

Driko Oliveira

Nasceu em 1990 (Porto Alegre/RS). É bailarino, instrutor, pesquisador de dança e coreógrafo. Iniciou sua formação em Dança Urbanas e desde então, especializa-se mesclando Dança Contemporânea e outras linguagens buscando desenvolvimento de um estilo próprio denominado “Contempurbano". Dentre suas experiências, praticou estudos diversos pela América Latina, ministrando workshops e sendo jurado em eventos. Compôs o elenco do espetáculo “Nunca um lar foi tão agitado”, do Grupo My House, vencedor do Prêmio Açorianos de melhor espetáculo em 2009 e Prêmio Brasken pelo Júri Popular em 2010. Atuou como professor do GED (Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre) nos anos de 2015 e 2019, e coreógrafo e diretor da Cia Jovem de Dança de Porto Alegre. Foi indicado ao Prêmio Açorianos de Dança na categoria destaque de Danças em Urbanas em 2012 e 2013, recebendo o Prêmio em 2013. Em 2015 foi indicado ao Prêmio na categoria de Melhor Bailarino e em 2019 recebeu uma homenagem por fazer parte da história das Danças Urbanas do Brasil no RS no evento Open Extreme Brasil. É professor e diretor do Espaço de arte Espaço N e do coletivo N Amostra Urbana. Atua como bailarino da Ânima Cia de Dança, da Cia H e da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, desde 2014.

Diretora Executiva

Ilza do Canto

Ilza do Canto é Relações Públicas, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bailarina clássica, formada pela Escola Municipal de Dança de São Paulo. Teve formação na técnica da Royal Academy of Dancing de Londres. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. É Técnica em Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre, atua no Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura.
Tem experiência de 25 anos na gestão pública com atuação no Executivo Estadual (Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS), Câmara Municipal de Porto Alegre e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. Foi também professora substituta de Relações Públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Diretora Artística

Isadora Franco

Nasceu em 1995 na cidade de Porto Alegre/RS. É artista e professora do corpo. Tem formação técnica em ballet clássico pelo Studio Cris Fragoso (Porto Alegre) e em dança contemporânea pelo Performact (PT). Licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro), tem experiência com diversas práticas somáticas. Integrou a Escuela Nómade (CL) ministrada por Ariane Mnouchkine e atores do Théâtre du Soleil. Entre as residências artísticas que participou, destacam-se aquelas com os artistas: Renan Martins, Mareu Machado, Vilija Vitkuté, Malgosia Sús, e Felipe Hirsch. Entre suas performances autorais estão: “manifesto-desejo”, “Les cabaret des clowns tristes” em parceria com Ariane Servagent, e “O deserto pode ser um lugar” com Renata Stein. Em 2022, fez parte do time de intérpretes da obra cantada “This Element” de Tino Sehgal, na 13º Bienal do Mercosul em Porto Alegre. Atualmente, integra a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre como bailarina desde 2023.

Coordenadora Geral das EPDs e Diretora Artística da Cia Jovem

Fernanda Santos

Fernanda Santos é bailarina e atriz. Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (RJ). Já trabalhou com renomados coreógrafos gaúchos, como Carlota Albuquerque - Cia Terpsi, Daggi Dornelles, Sayonara Sosa, Isabel Willadino, Luciana Paludo, Alexandre Rittmann, Letícia Paranhos, Gabriella Castro, Eduardo Severino, Driko Oliveira, Airton Tomazzoni, Mariano Neto e Eva Schul. Desde 2010 integra a Ânima Cia de Dança Contemporânea dirigida por Eva Schul, participando das montagens : “Vestido Como Parece - A Brasilidade em Nelson Rodrigues”, “De Um a Cinco”, “Catch” e “Acuados”. Atuou como bailarina da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre em 2016/2017. Como atriz, atuou na Cia Teatro Novo dirigida por Ronald Radde e na montagem “Cadê o Lixo que Tava Aqui?” da Cia Teatral Face e Carretos, dirigida por Camilo de Lélis. Atualmente atua no espetáculo musical “O Gato de Botas – Quem disse que só o cão é o melhor amigo do homem?”, da Cia de Teatro Menino Tambor, dirigida por Daiane Oliveira. É professora da Escola Preparatória de Dança de Porto Alegre e ensaiadora da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre.

Logo 4_edited.png

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa/ Secretaria Municipal de Educação 

Centro  Municipal de Dança

Centro Municipal de Cultura Lupicínio  Rodrigues

Av. Érico Veríssimo, 307 - Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3289.8065

  • Facebook
  • Instagram
  • Blogger
bottom of page