top of page

Direção Artística

Diretor Geral

Airton Tomazzoni

Airton Tomazzoni é jornalista, coreógrafo, roteirista, diretor e professor universitário. Coordenador do Centro Municipal de Dança da SMC/PMPA, Diretor da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, Técnico em Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre e professor convidado na Especialização em Dança da UFRGS e da PUC RS. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Processo Midiáticos pela Unisinos. Cursou Direção Teatral no DAD/UFRGS. Dirigiu e coreografou destacadas montagens premiadas com o Prêmio Açorianos de Dança (SMC), Prêmio Incentivo às Artes Cênicas (Ieacen), Prêmio Itaú Rumos Dança e Prêmio Klauss Vianna/ FUANARTE. Integrou o Conselho Artístico do Festival de Dança de Joinville (2008/2009), onde vem atuando também como membro do júri desde 2005.
Foi professor do curso de graduação em dança da UERGS/Montenegro de 2002 a 2011, ministrando disciplinas como História da Dança, Dança e Cultura, Produção cultural, Teoria da Dança e Dramaturgia do corpo. Como gestor cultural implantou e idealizou projetos como: a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, o Encontro Nacional de Dança e Educação, o Festival Internacional Dança Pontocom, o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e o Fórum Nacional de Dança Infância e Juventude.

Diretora Artística

Isadora Franco

Isadora Franco é artista da cena, atua como bailarina, performer, professora, preparadora corporal e atualmente, integra a direção artística da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre. Licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro, 2016), tem formação em ballet clássico pelo Studio Cris Fragoso (Porto Alegre, 2010) e em dança contemporânea pelo Performact (Torres Vedras - PT, 2019). Enquanto bailarina da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, atuou no elenco das seguintes obras: “O Rapto de Perséfone”(2023) com a Orquestra SphaeraMundi, Remontagem de “Brazil Beijo”(2023) de Orly Portal, “Área Suspensa”(2023) de Gal Martins e “Coração encharcado e ainda assim...”(2024) de Airton Tomazzoni e Carlota Albuquerque. Enquanto artista da cena, integrou o elenco de “Fantasmagorias nº 2” de Felipe Hirsch (2021) no 28º Porto Alegre em Cena, o NFT “Ana y Marcela”(2022) da Cia Pássaro de Presságio disponível em WITH Foundation, “This Element”(2022) de Tino Sehgal na 13º Bienal do Mercosul, “Aguaçal”(2023) do Coletivo Moebius, premiado no 1º FEED como Melhor Conjunto de Performers, e “Peixes”(2024) de Camila Vergara, premiado pelo 14º Olhares da Cena nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Coreografia, Melhor Bailarina, Melhor Figurino, Melhor Produção e Melhor Design Gráfico.

Diretora Assistente

Neca Machado

Neca Machado é bailarina, coreógrafa, professora e ensaiadora. É professora de dança da Rede Municipal de Ensino, sendo licenciada em Dança pela UERGS. Possui formação em Dança Clássica e em Dança Moderna. Iniciou sua formação com Maria Julia da Rocha. Integrou o Grupo Choreo nos anos 80, passando a trabalhar com dança moderna em diversos grupos de Porto Alegre. Foi supervisora de oficinas de dança do projeto de Descentralização da SMC e professora no Grupo Experimental de Dança da Cidade, além de diretora artística da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre. Atualmente integra a equipe do Centro Municipal de Dança/SMCEC, assim como a direção da Cia Municipal de Dança.

Diretora Executiva

Ilza do Canto

Ilza do Canto é Relações Públicas, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bailarina clássica, formada pela Escola Municipal de Dança de São Paulo. Teve formação na técnica da Royal Academy of Dancing de Londres. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. É Técnica em Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre, atua no Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura.
Tem experiência de 25 anos na gestão pública com atuação no Executivo Estadual (Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS), Câmara Municipal de Porto Alegre e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. Foi também professora substituta de Relações Públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Diretor Artístico

Driko Oliveira

É bailarino, coreógrafo, diretor e pesquisador natural de Porto Alegre. Com formação nas Danças Urbanas, Driko consolidou uma trajetória marcada pela fusão entre Dança Contemporânea e múltiplas linguagens, criando o estilo autoral Contempurbano. Atuante no Brasil e América Latina, ministrou workshops e foi jurado em importantes eventos internacionais como Hip Hop International (ARG), Batalla de las Américas (PER) e Street Dance Machine (CHL).
Como intérprete, integrou o elenco de espetáculos premiados como “Nunca um lar foi tão agitado” (Grupo My House) e colaborou com companhias como Ânima Cia de Dança, Cia H Dança, Sutil Companhia de Dança (PR) e Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, da qual é atualmente diretor artístico. Coreografou obras para a Companhia Jovem de Dança de Porto Alegre e participou de produções como Carmina Burana, Orfeu & Eurídice e O Morcego.
Seu trabalho autoral inclui a direção dos espetáculos “Trivial – um espetáculo de bboys”, vencedor de dois Prêmios Açorianos de Dança em 2023, e “Voxel”, pelo Coletivo n Amostra. Em 2025, foi homenageado pela ALVO CULTURAL por sua contribuição à cultura Hip Hop no Rio Grande do Sul

Coordenadora Geral das EPDs e Diretora Artística da Cia Jovem

Fernanda Santos

Fernanda Santos é bailarina e atriz. Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (RJ). Já trabalhou com renomados coreógrafos gaúchos, como Carlota Albuquerque - Cia Terpsi, Daggi Dornelles, Sayonara Sosa, Isabel Willadino, Luciana Paludo, Alexandre Rittmann, Letícia Paranhos, Gabriella Castro, Eduardo Severino, Driko Oliveira, Airton Tomazzoni, Mariano Neto e Eva Schul. Desde 2010 integra a Ânima Cia de Dança Contemporânea dirigida por Eva Schul, participando das montagens : “Vestido Como Parece - A Brasilidade em Nelson Rodrigues”, “De Um a Cinco”, “Catch” e “Acuados”. Atuou como bailarina da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre em 2016/2017. Como atriz, atuou na Cia Teatro Novo dirigida por Ronald Radde e na montagem “Cadê o Lixo que Tava Aqui?” da Cia Teatral Face e Carretos, dirigida por Camilo de Lélis. Atualmente atua no espetáculo musical “O Gato de Botas – Quem disse que só o cão é o melhor amigo do homem?”, da Cia de Teatro Menino Tambor, dirigida por Daiane Oliveira. É professora da Escola Preparatória de Dança de Porto Alegre e ensaiadora da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre.

Logo 4_edited.png

Secretaria Municipal da Cultura / Secretaria Municipal de Educação 

Centro  Municipal de Dança

Centro Municipal de Cultura Lupicínio  Rodrigues

Av. Érico Veríssimo, 307 - Porto Alegre/RS - Fone: (51) 3289.8065

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • Blogger
bottom of page